A palavra “motivação” derivado do latim “movere”, significa “aquilo que move”, ou seja, é uma força que impulsiona na direção de algo.
Assim como os adultos, as crianças em fase escolar também têm a necessidade de estímulos, objetivos que vão ativar ou despertar o interesse, de modo que facilite as práticas pedagógicas no cotidiano.
Mas é perfeitamente possível desencadear o interesse do seu filho pelo ato de estudar, e vou te revelar como fazer isso nas próximas linhas.
Meu filho não gosta de estudar, o que devo fazer?
De obrigar a ficar sentado para terminar as tarefas até oferecer recompensa para tirar boas notas, você acha que tenta de tudo, porém nada funciona? É muito fácil “surtar” nessas situações, não é mesmo?
Ter filhos em idade escolar é se perder em dias que eles não querem sair dos jogos de computador ou do celular… e não adianta cortar esse acesso como um castigo, porque eles sempre procuram outra coisa para cair no mundo da diversão e deixar as obrigações de lado.
Certa vez ouvi uma mãe dizer que passou horas estudando com a filha para uma prova de Matemática, que iria fazer no dia seguinte. A filha acertou apenas duas questões desta prova e ao questioná-la, simplesmente respondeu que não gostava de estudar, que não sentia vontade de aprender nada.
Imagina o quanto foi decepcionante para essa mãe ouvir tais palavras. O mundo cai e nessa hora você se sente perdida, sem saber o que fazer.
Mas os filhos são nossos bem mais preciosos e não dá para simplesmente deixá-los se afundarem, sem ao menos ter a oportunidade de conseguir bons empregos e salários.
Felizmente muitos métodos foram sendo descobertos e hoje você pode trocar de caminho se o outro não estiver funcionando.
O que motiva meu filho a estudar?
Um dos caminhos é usar a sutileza em casa para envolver seu filho. Assim, sem perceber, ele irá começar a despertar o interesse pelo aprendizado.
Vou lhe ensinar 7 princípios básicos que você já pode começar a praticar:
1 – O primeiro passo é estar à sua disposição para ajudá-lo. Só de estar aqui, já mostra que você já deu esse passo, então vamos continuar;
2 – Reconhecer os momentos de esforços é de extrema importância, mesmo que não atinja o resultado esperado logo de início. Ofereça suporte emocional se for o caso, pois incentivar a continuar dará estímulos ao seu filho ao invés de frustração. Mas procure participar de todo esse processo, já que a frustração é o primeiro passo para o desinteresse;
3 – Mostre ao seu filho que você está disposta a oferecer-lhe todos os recursos necessários para ajudá-lo a seguir em frente. Conte com a tecnologia, não há mal nenhum nisso, pelo contrário, é uma forte aliada sabendo usar;
4 – Defina pequenas metas e introduza uma rotina de estudos, nesse tempo o importante é afastar qualquer distração. Uma boa dica é usar a técnica Pomodoro, um gerenciamento de tempo que divide as tarefas em períodos. Alguns aplicativos disponibilizam um relatório de desempenho. Pode ser um bom estímulo para o seu filho e também para você;
5 – Converse diariamente sobre o que foi aprendido, descubram juntos o que funciona e do que ele gosta. Se possível, forneça um espaço exclusivo;
6 – A leitura é uma importante ferramenta para o desenvolvimento do intelecto. Então, tente despertar seu interesse lendo para seu filho desde pequeno. Se ele já cresceu, dê um livro com assunto de interesse dele. Escolha um livro para você e junte-se a ele, um pouco por dia já é o suficiente, afinal a leitura não precisa ser “maçante”;
7 – E o mais importante, seja seu exemplo. Crianças aprendem mais com exemplos do que com lições.
Essas são algumas dicas valiosas que você pode inserir na sua rotina em casa e ter, inclusive, uma melhor relação entre mãe e filho. Por mais corrida que seja nossa vida hoje em dia, precisamos reservar o tempo das crianças também.
Em muitas situações, esses passos citados precisam ser complementados. Por exemplo, se o aluno continuar com dificuldades na escola, ele pode estar com algum problema que os pais não conseguem identificar ou ajudar, nessa hora, contar com auxílio profissional pode ser sua melhor solução.
É mais confortável fazer apenas o que se quer, como resolver isso?
Crianças e adolescentes são mais propensos a fazer somente aquilo que lhes causa prazer, como brincar e se divertir, por isso ir para a escola, estudar e lição de casa lhe causa tanto desconforto.
Mas a escola é a ponte que prepara seu filho para a vida adulta e traz consigo as grandes dificuldades de cada nova fase percorrida.
É comum ver as crianças desorientadas com tantas coisas novas para aprender diariamente, se isso não for identificado desde o início, as matérias acabam virando uma bola de neve e o interesse pelo estudo, inevitavelmente se perde.
Então chega a hora que você como mãe (ou pai) precisa escolher entre dois caminhos: deixar o tempo passar e ver no que pode dar (o que geralmente só piora), ou buscar caminhos que realmente dão resultados, como o complemento do ensino com profissionais capacitados.
Entenda a importância de complementar o ensino do seu filho
Cada ser humano possui seu próprio ritmo de aprendizado e os professores na escola nem sempre podem acompanhar cada aluno.
Por isso aulas complementares são tão importantes e eficazes. São nessas aulas que seu filho recebe toda a atenção profissional que precisa para destravar os bloqueios de matérias que não consegue acompanhar na escola.
Muitos alunos não conseguem acompanhar as aulas por motivos como, desconexão com o professor, a falta de dinâmica nas aulas, excesso de informações, entre vários outros.
Diferente das aulas tradicionais, ter aulas complementares através interatividade e personalização, com materiais didáticos específicos, lições e muita dedicação dos professores do Se Liga no Saber, despertam a atenção e envolvem os alunos no desejo pelo saber e aprender.
O que mais ouvimos dos nossos alunos é que as matérias eram chatas e difíceis até começar as aulas particulares, mas depois que passam a entender, percebem que é divertido e prazeroso aprender.
Com essa atenção exclusiva e o entendimento das matérias em que seu filho mais tem dificuldades, surgem na escola resultados, notas melhores e despertar a vontade de continuar se dedicando.
As aulas do Se Liga no Saber são oferecidas para crianças em qualquer idade escolar, desde a alfabetização, e em qualquer matéria e sempre com um aluno por horário para que possamos manter 100% do foco em cada dificuldade e aprendizado.
O aprendizado é o maior investimento na vida de qualquer pessoa, e quanto antes começar, maior o sucesso. Para garantir o melhor horário para seu filho começar a destrinchar seu aprendizado, entre em contato pelo WhatsApp!